16/11/2018 - 22:42

 

 

Há exatos 38 anos, em 16/11/1980, o Itabaiana derrotava o Confiança por 1x0, no Estádio Presidente Médici, e colocava a mão na taça do tricampeonato estadual. O artilheiro Nilson Hora marcou o único gol da partida, para vibração dos 6.409 pagantes, que lotaram a nossa casa. Segundo o Jornal de Sergipe: "Aos 44 minutos de jogo, Misso, perto da linha de fundo, driblou dois adversários, fez o clássico 'chuveirinho', visando Boca, que não alcançou, com a bola sobrando para Nilson Hora que, de boa tarde, abriu a contagem".

Com este resultado, o Tricolor da Serra precisaria apenas de uma vitória simples na rodada seguinte, contra o Cotinguiba, para conquistar o título, o que de fato aconteceu, em 23/11/1980.

A derrota para o Ita estourou uma crise na hostes proletárias, tendo o presidente do Dragão renunciado ao cargo. Segundo o jornal Gazeta de Sergipe: "A derrota contra o Itabaiana trouxe à tona uma série de problemas que estavam sendo cumulados, não só administrativos, como técnicos e o principal deles é a demissão do presidente Fernando Macedo."

Na foto, gentilmente cedida pelo ex-ponta direita Gilmar, vemos um lance deste fervoroso clássico. Confiram a ficha técnica completa da partida:

ITABAIANA 1x0 Confiança
Competição: Quinta Rodada do Terceiro Turno do Campeonato Sergipano de 1980
Estádio: Presidente Médici, em Itabaiana (SE)
Data: 16/11/1980 (Domingo)

Renda: Cr$ 313.010,00 - Público: 6.409 pagantes

Árbitro: Ivanildo Sales (PE)
Auxiliares: João Lúcio e José Alberto Teixeira

Itabaiana: Marcelo, Esmerino, Aloísio, Aílton e Chaparral; Gustinho, Misso e Déri; Nilson Hora (Toinho Aruba), Boca e Mica
Técnico: Juan Celly

Confiança: Marcos, Gilson, Paulo Viana, Cacau e Careca (Almir); Fanta, Samuca e Adílson Pelé; Chiquinho (Leonardo), Alencar e Carioca
Técnico: Ariston Dias

Gol: Nilson Hora (44'/1ºT)

Cartões Vermelhos: Déri (AOI) e Gilson (ADC)

Com informações do www.baudotremendao.blogspot.com